#DicaDosAmigos Destinos

As festas de final de ano #pelomundo

Expectativa, preparativos, festas e comemorações em diferentes lugares do mundo

Os costumes brasileiros para as festas de final de ano, num geral são bem parecidos. Mas e em outros países? Foi essa minha curiosidade que me fez conversar com muita gente sobre isso. Pessoas que moram em outros países, pessoas que viajaram para curtir um Natal e Ano Novo diferente e pessoas que estão nessa expetativa, das festas de final de ano.

Você pode encontrar muitos desses depoimentos em vídeo lá no CANAL.

Aqui no blog outras pessoas mandaram textos contando um pouquinho deles e dessas festividades onde moram! Tá MUITO gostoso isso, vem compartilhar também!

MAURICIO BANDEIRA – França

Eu sou o Mauricio, tenho 24 anos e sou de São Paulo capital. Morei a minha vida inteira no Brasil, tendo viajado uma única vez para os Estados Unidos quando tinha 15 anos. Atualmente eu moro na França, na grande região de Paris, pois estou me formando em engenharia aqui. Antes de vir para cá eu fiz 2 anos de engenharia no Brasil e então ao término do segundo ano eu apliquei pra essa universidade daqui e deu tudo certo. Estou aqui desde Janeiro e nesse período deu para sentir algumas diferenças culturais entre o São Paulo e Paris (que são os lugares que eu conheço de fato dentro de cada país).
Vou dar alguns exemplos:
  •  Na França, você sair no meio de uma aula para ir ao banheiro é visto como algo bizarro, mal educado, ou seja, durante as 2 horas de aula ninguém sai pra ir ao banheiro ou para beber algo. Isso me incomodou um pouco no começo, visto que não acho que isso seja alguma forma de desrespeito, mas enfim, aceitei haha.
  •  Vocês devem imaginar então que se ninguém sai para ir ao banheiro, obviamente ninguém dorme no meio da aula. Ps: eu falo do que eu conheço daqui, talvez em outras universidades isso seja diferente.
  •  Uma outra diferença… Na França não é nem um pouco estranho você assoar o nariz no meio de uma sala de aula, mesmo estando todo mundo em silencio, pelo contrário, o que é falta de educação é você ficar segurando. No começo eu achei isso estranho, mas depois que fiquei resfriado e pude me aliviar sem ter que ir ao banheiro (até pq é “proibido” haha), achei ótimo. Bom, com relação às festas de final de ano: eu sinto que os franceses não as levam tão a sério quanto a média no Brasil, o que eu acho que faz até um certo sentido, visto que o Brasil é um país onde o catolicismo ainda tem bastante força. Pelo que eu percebi e perguntei pra alguns, eles ficam normalmente com a família, mas sem muita gente, basicamente pai, mãe e irmãos… Pra gente, que é estrangeiro e vai passar o Natal em um país “diferente”, meio que cada um vai fazer algo.
Muitos amigos vão voltar pro Brasil pra passar esse período com a família, outros vão viajar pela Europa. No meu caso, minha namorada chega aqui em menos de 1 semana, então nós vamos passar as festas juntos e depois ir viajar pra Bélgica, Alemanha e Itália. Será um início de ano diferente dos demais, com pontos positivos e negativos, mas que sem dúvida ficará marcado na minha memória.
Joyeux Noel à tous! Des bisous!

THAINA MARQUEZ – Orlando, FL – USA

Natal 
O Natal aqui nos Estados Unidos é uma data muito especial. A nossa Ceia de Natal no Brasil, aqui é chamado de Christmas Eve, que é a virada do dia 24 para dia 25, porém é apenas um jantar com a família próxima, pois a comemoração mesmo com toda família reunida é no dia 25. As famílias aqui tem o costume de se vestirem com roupas características de Natal, por exemplo suéteres e calças decoradas. E ao contrário de nós brasileiros que temos costumes de dar presentes para quase toda família, aqui a maioria das pessoas dão presentes apenas para as crianças, e eles têm costume de mandar um cartão para as famílias com algum gift card, em nome de todos da família, desejando um Feliz Natal! As decorações das casas para o Natal são sempre um espetáculo, eles realmente se empenham nisso, e muitas famílias ainda tem árvores de Natal naturais, e no período antes do Natal são comuns tendas nas ruas vendendo árvores naturais. Outro fato que ocorre aqui são as músicas natalinas, em todo canto durante o mês de dezembro você as escuta, shoppings, rádios, lojas de rua, everywhere.
Marry Christmas!

Ano Novo
O Ano Novo aqui é celebrado de um jeito bem parecido com o nosso brasileiro! Eles fazem queimas de fogos, brindam e celebram! Uma coisa muito diferente é a questão da roupa branca, o que nós temos costume de usar; aqui não, não importa a cor para eles, mas sim uma listinha de desejos para o próximo ano. Normalmente eles colocam um papelzinho amarrado em balões e soltam a 00h. E o dia 01/01 ja praticamente a rotina volta ao normal por aqui. Como as férias maiores são no meio do ano, muitas escolas dia 02/01 ja estão voltando as aulas. Foi uma experiência muito boa passar o New Year’s Eve por aqui, eles sabem como celebrar!

Happy Holidays 🎆🎄🎅🏼

 

GABRIEL VALENTINI – Canadá

O final de Dezembro aqui em Winnipeg é uma data muito esperada pelos canadenses. Além das festas de fim de ano, o mês marca o início do inverno, estação que aqui traz temperaturas que chegam a bater -40°C. Apesar de ser um lugar famoso por receber neve bem cedo no ano (geralmente durante o Halloween, 31/10), não neva tão frequentemente em Winnipeg em comparação com outros lugares do Canadá.

A cidade, capital da província de Manitoba, tem 700 mil habitantes, com uma economia diversificada e uma população multicultural. Nos 2 anos que estamos aqui no Canadá, posso dizer que a qualidade de vida, segurança e estabilidade financeira que conseguimos aqui é até difícil de descrever. Nos momentos difíceis de saudade, basta ligar no Jornal Hoje (de ontem, via YouTube) para lembrar um pouco o que achamos comum no Brasil. Costumo dizer que a escolha de morar aqui está relacionada à razão (logos) e a escolha de voltar para o Brasil está relacionado à emoção (pathos). A parte de boa de estar aqui sem a família é o apoio que encontramos em outras famílias na mesma situação, não importa de que país, cultura ou que língua falam. Viver esse multiculturalismo é um dos fatores que mais me deixam feliz em morar aqui.

 

FOTOS enviadas pelos amigos

LUZIA

Minha amiga Luzia é Suíça e sempre diz que sua família comemora bastante o Natal e o Ano Novo lá. Neva e faz muito frio e eles aproveitam para fazer lindas decorações e se reunirem para ficar juntos, cantar e esquiar. Ela me mandou algumas fotos de como está a região onde ela mora, coberta de neve. E olha só que cenários de filme! Thank you Luzia, for the amazing pictures! Wish you and your family a Merry Christmas and a Happy New Year! I’m missing you and I hope to see you soon!

 

JOSHUA

O Joshua mandou umas fotos das festas de final de ano da África do Sul!

 

INGRID

A Ingrid também mandou fotos das suas comemorações nos Estados Unidos!

 

Um SUPER obrigada a todos que participaram! E se você quiser ver os vídeos, é só dar o play aqui abaixo pra conferir!

Um Feliz Natal à todos, sempre abençoado! Um Próspero Ano Novo! Que a gente sempre tenha saúde e muitos anos de vida pra viver nossas vidas incrivelmente bem, sendo felizes e compartilhando amor! Boas festas!

Um Beijo

 

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe uma resposta

Comente pelo Facebook