Intercâmbio Relatos de experiências

Como fazer sua própria iluminação

Maneira rápida e fácil de fazer uma iluminação estilo Soft Box

Na rotina para gravar vídeos pro canal, senti a necessidade de ter uma iluminação mais adequada do que as diversas luminárias espalhadas pelo quarto, rs. Então, vi uns tutoriais de como fazer uma iluminação no estilo soft box, com caixas de papelão, e decidi que assim o faria também. Porém meu pai, cheio de ideias, achou interessante fazermos com a cúpula do abajour, o que economizaria tempo e seria mais fácil de realizar. E agora vou mostrar como você pode fazer sua própria iluminação!

Comprei todas as peças, porém muita coisa você pode ter em casa! Como por exemplo uma cúpula de abajour que não usa mais. Paguei R$ 24,90 na loja Leroy Merlin. Bom, comecei então cortando as hastes de dentro com um alicate. Os pedaços que sobrarem, a gente empurra em direção à menor abertura da cúpula. 1-iluminacao-diy-soft-box 2-iluminacao-diy-soft-boxComprei um kit de canopla tapa furo para colocar no fundo como uma tampa. Feito isso, passei cola quente na parte externa e interna, pra fixar essa tampa no fundo da cúpula do abajour, passando fita isolante (recomendo que não use outros tipos de fitas adesivas) para juntar a tampa às hastes. Em seguida, colei (com cola branca normal e com a ajuda de um pincel) papel alumínio em toda parte interna.

3-iluminacao-diy-soft-box 4-iluminacao-diy-soft-box 5-iluminacao-diy-soft-box 6-iluminacao-diy-soft-box Para a parte elétrica eu sugiro que você chame alguém que saiba fazer, tá? Pois precisa cortar o fio, abri-lo e juntar essas cerdas nos lugares certinhos para que a lâmpada funcione. Ah, comprei um fio com interruptor, que assim posso apertar para acender e apagar a lâmpada. A lâmpada é essa de LED 9W. A iluminação para gravação requer uma lâmpada mais forte, então aconselho que seja de 9W pra cima. Fique sempre atento onde vai ligá-las em sua casa, não se esqueça desse detalhe.

8-iluminacao-diy-soft-box 9-iluminacao-diy-soft-box 10-iluminacao-diy-soft-box 11-iluminacao-diy-soft-boxE aí, é só colocar um TNT branco ou um papel manteiga na abertura. Isso serve como um difusor, deixando a luz menos dura. Você pode colar com fita ou velcro (para dar um acabamento mais bonitinho). Olha, comprei todos os objetos na Leroy Merlin e gastei ao todo R$75,00 para fazer uma iluminação estilo Soft Box. Usamos os pedestais que temos aqui em casa, para fazer a base. Mas se você não tiver nada que sirva como tripé,  pode fazer com cano de pvc. Você pode mudar a cor do seu soft box, mudando a cor da cúpula ou revestindo tudo depois com algum TNT. Eu preferi deixar o meu todo branco mesmo, mas bem reforçado com fita isolante.

13-iluminacao-diy-soft-box 14-iluminacao-diy-soft-box 15-iluminacao-diy-soft-boxEspero que tenha gostado e se você fizer algum na sua casa, me mostra como você fez! Beijos!

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply
    Lígia Oliveira
    15 de agosto de 2016 at 10:44

    Parabéns pelo teu blog, ja começou arrasando.

    Muuito sucesso pra ti sempre, to contigo!

    • Reply
      Ma Nagamini
      15 de agosto de 2016 at 10:47

      Liii, muito obrigada!!!! To contigo também! <3

    Deixe uma resposta

    Comente pelo Facebook