Planejamento Planejamento de viagem Por onde começar

Como guardar dinheiro para viajar

Como economizar meu dinheiro para viajar?

Eu amo viajar. Mas para poder viajar eu preciso PLANEJAR bastante. E uma das etapas do planejamento é o dinheiro. Economizar para poder viajar tranquila, jantar nos lugares que quiser, fazer os passeios que quiser… sem me preocupar com o quanto estou gastando, e se vou ter o dinheiro pra pagar quando voltar. Pra isso separei umas dicas pra te ajudar a como guardar dinheiro para viajar!

TEMPO

Pense na época do ano que você pretende viajar. Daqui quanto tempo? Quanto tempo terá para juntar dinheiro? Coloque isso em meses.

Exemplo: quero viajar daqui exatos 18 meses (1 ano e meio)

 

ORÇAMENTO

Faça uma pesquisa com agências e por conta própria. Pesquise tipos de acomodações, passagens aéreas e quais passeios você gostaria de fazer na cidade que quer visitar. Faça uma lista deles e pesquise quanto custa cada entrada.

Coloque um total aproximado e veja quanto precisará guardar por mês pra realizar a viagem no tempo que você gostaria.

 

SALÁRIO MENSAL

Com base no seu salário, separe tudo o que for gasto fixo/obrigatório (contas, mensalidades, passagem aérea caso já tenha comprado, etc). Depois, separe um pouco para despesas do dia a dia que possa precisar, sempre deixe uma reserva pra você usar nas atividades cotidianas. O que sobrar, é o que você pode guardar por mês. Veja se isso condiz com a data da viagem que você quer fazer. Caso precise de mais tempo, aumente os meses que você viajará.

Dinheiro extra: tudo o que entrar de renda extra pra você, coloque no montante feito para guardar para a viagem.

 

COMPRA DA MOEDA (em viagens internacionais)

Quando estiver decidido o tempo que você precisará guardar dinheiro para conseguir ir viajar, vamos supor que você consiga fazer nos 18 meses propostos acima, comece a comprar a moeda. Caso seja uma viagem internacional, você vai precisar comprar a moeda local. Nesse período que escolhemos, de 18 meses, acredito que se você começar a comprar faltando uns 8/6 meses pra sua viagem, é o suficiente. É legal comprar aos poucos, assim você chega numa média de valor e consegue pegar preços bons e economizar no total.

 

PASSAGEM AÉREA E HOSPEDAGEM

Para conseguir bons preços de passagem aérea também é preciso MUITA pesquisa e monitoramento. E às vezes comprar com antecedência pode sair mais barato, o que te ajuda a economizar.

SUPER DICA: no site da eDestinos você consegue comparar preços de voos para a data que quiser viajar. Você também pode criar um ALERTA DE VOO, ou seja, você recebe os melhores preços de passagens aéreas no seu e-mail. Você coloca o trecho que quer viajar e pronto! É só ficar monitorando. Você pode baixar o app deles também, que é muito útil!

Não se esqueça de incluir a passagem aérea nos seus planos. Às vezes parece óbvio, mas não é. Por vezes podemos esquecer que temos que pagar a passagem no cartão de crédito, por exemplo, e contamos com um dinheiro pra guardar que já está sendo usado. Lembre-se de incluir esse valor como um gasto obrigatório até a sua data de viagem.

Uma boa pesquisa pode te ajudar a economizar mais dinheiro e assim você conseguirá guardar muito mais para viajar.

 

BUROCRÁTICO

Avalie se terá gastos extras. Documentos para viajar, se levará animais com você, se precisará de passaporte ou algum visto, etc. Coloque esse valor na sua lista também.

 

ECONOMIZANDO NA PRÁTICA

Agora você já sabe o quanto precisa guardar por mês para viajar na data que você escolheu.

Para guardar dinheiro você precisa economizar no seu dia a dia. Então que tal diminuir um pouco as compras? Avalie o que é realmente necessário comprar no momento e o que não é. Caso você tenha muitas coisas que não usa na sua casa, pode doar uma parte e outra parte vender. Em brechós, em sites de usados ou em grupos no Facebook.

Às vezes um final de semana jantando em casa, seja até mais divertido do que sair. E te ajuda a economizar!

Trocar o carro pelo transporte público também pode ajudar. Porém não precisa ser todos os dias, pode ser alguns dias da semana, assim você economiza na gasolina.

E se você também tiver alguma lojinha online de algo que você curte fazer ou vender, é uma boa opção também. Faz aquele freela no final de semana, mas algo que te deixe animado, não algo que te esgote, ok? Só o que for SAUDÁVEL pra você. Às vezes vender um bolo gostoso que você ama fazer, vale a pena! Pode ser para os seus amigos só, mas qualquer renda extra pode entrar no seu cofrinho da viagem. Divulgue, pegue encomendas.

 

CARTÕES/DINHEIRO EM ESPÉCIE

Avalia tudo isso, vai juntando tudo (aconselho em alguma poupança) e tenta juntar tudo isso ANTES da viagem. Quando estiver mais perto de viajar, aí você avalia quanto poderá gastar no cartão de crédito (caso use algum transporte particular ou faça alguma compra). É legal comprar os passeios ANTES de ir viajar e quitar o máximo de coisas antes da viagem. Assim, você levará em dinheiro o tanto que precisar e ainda poderá usar mais tranquilamente seu cartão. Tenta não deixar compras (exceto as fixas/obrigatórias) para depois da viagem.

Apesar de ter iOF e taxas (no caso de viagens internacionais), o cartão pode ser mais seguro do que levar muito dinheiro em espécie. Se você for levar bastante, guarde-os em compartimentos separados e use DOLEIRA. Uma observação importante é que se você for viajar internacionalmente, deve declarar valores acima de 10 mil reais (ou o equivalente em outra moeda).

E nacionalmente você pode deixar boa parte no cartão de débito.

Lembre-se sempre de avisar os bancos que está indo viajar e fará compras em outro local que não o de sua residência.

Tente pagar tudo o que precisa (passagem, passeios, etc) ANTES da viagem, tudo isso incluso nos gastos obrigatórios do seu cartão de crédito. Assim você vai quitar tudo (ou o máximo que conseguir) antes de viajar, o que te facilitará caso faça compras durante a viagem. Te ajudará no pagamento depois.

 

PROMOÇÕES

Fique de olho nas promoções por aí! Só não vai cair em furadas, hein. Pesquise, converse com as pessoas que já viajaram pela mesma empresa ou já conhecem de alguma forma o serviço que você vai utilizar. Nessas horas, a pesquisa em blogs, canais de Youtube e redes sociais são INCRÍVEIS!

E eu vou deixar duas promoções aqui muito legais pra você que quer ir para LOS ANGELES ou SÃO FRANCISCO, ambos na CALIFÓRNIA! A eDestinos nos enviou esses links para vocês desfrutarem dessas lindas promoções de passagens aéreas

PROMOÇÃO DE PASSAGEM PARA LOS ANGELES

PROMOÇÃO DE PASSAGEM PARA SÃO FRANCISCO

 

Este post é patrocinado pela eDestinos!

A  eDestinos é uma agência de viagens online presente em 21 países. São parceiros na sua viagem, do planejamento ao fim.

Os produtos que oferecem incluem: ajuda para encontrar as passagens aéreas mais baratas, reservas de hotel, aluguel de carros, seguro viagem e pacote de serviços.

Espero que tenha sido útil pra você! Tem outras dicas? Me conta!

Um beijo!

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply
    Victhor Fabiano
    8 de julho de 2018 at 18:00

    Muito bom! É muito legal você compartilhar seu conhecimento e experiência!

    • Reply
      Ma Nagamini
      10 de julho de 2018 at 16:35

      Simmm! Que bom que gostou, Vi! A gente aprende muito compartilhando experiências e dicas de viagem, né? 🙂

    Deixe uma resposta

    Comente pelo Facebook