Intercâmbio Relatos de experiências

Como organizar seu dinheiro para realizar seu sonho

Você não está longe do seu sonho!

Dicas de como organizar o seu salário:

Como começar?

É muito comum recebermos o nosso salário e, poucos dias depois, não ter a mínima ideia do que aconteceu com ele. O salário literalmente pinga na conta.

Tenho muitos amigos que se embananam com finanças, porque acham que isso se trata de planilhas, contas complexas e conhecimentos em física quântica. Resolvi mostrar como eu faço, e como é simples manter as finanças organizadas ao mesmo tempo em que é possível poupar dinheiro e gastar com o que der da telha.

Preparado?

Sempre invista 70% seu salário, divida seus investimentos em:

30% Deveres/Obrigações

25% Educação (Investimento em você)

25% Bem estar (Investimento em você)

20% Futuro/Meta (Investimento em algo)

Se esta balança não é possível, faça um reajuste onde nenhum destes itens fique de fora. Para o futuro, sempre poupe parte do seu salário. Caso não sejam valores mensais representativos, comece colocando na poupança. A vantagem é que não existe taxa de administração e nem imposto de renda. Além disso é altamente seguro, por mais que não seja o produto mais rentável nos dias de hoje. É um bom começo no mundo dos investimentos. Com o tempo esse valor se tornará representativo. Neste momento procure títulos de renda fixa que são mais rentáveis que a poupança (LCA/LCI/CDB’s). Uma boa dica de onde achar esses produtos é no Banco Sofisa e na Corretora EasyInvest. Dê um google nessas duas empresas e pesquise um pouco sobre elas.

Pense no seu objetivo

Tenha sempre uma meta/objetivo. Isso lhe motivará a poupar.  Se esta meta for a compra de algo como um carro ou uma viagem, se lembre dos gastos adicionais. No caso de um carro lembre-se de que vai existir um custo mensal com gasolina, seguro e IPVA. E em uma viagem, alimentação, transporte, etc.

Para controle do seu dinheiro tenha sempre um fluxo de caixa, mesmo que simples. Faça no Excel, demonstrando suas fontes de recurso (de onde vem o ca$h) e com o que você gasta. Classifique os principais tipos de contas que você paga mês a mês: cartão de crédito, aluguel, academia, baladas, etc. Isso lhe ajudará a saber onde cortar os gastos em um momento de aperto e lhe ajudará a se programar para os próximos meses.

Dicas: venda coisas que não usa mais, aproveite melhor seu tempo livre, cuidado com a TV/Facebook. Renegocie suas dívidas. Faça exercícios físicos, uma rotina de treinos lhe ajudará adotar uma rotina de poupar todo mês, e ter disciplina. Leia sobre assuntos que lhe interessam.

Cuide da sua vida financeira assim como você cuida da sua saúde, higiene e aparência.

Um sonho grande é a soma de vários sonhos pequenos, e disciplina é a palavra.

 

Jansen Meira

Formado em Administração de Empresas e Pós Graduado em Finanças

LinkedIn

 

(Este é um texto de um dos colaboradores. Os comentários, opiniões e colocações são de inteira responsabilidade do autor. Não necessariamente refletem a opinião deste blog)

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe uma resposta

Comente pelo Facebook