Planejamento de viagem Por onde começar

Quando começar a planejar uma viagem?

Deixar para planejar uma viagem em cima da hora pode te fazer perder tempo, já que terá que sair correndo para resolver tudo e pode se atrapalhar e dinheiro, pois pode pegar preços mais altos.

Parece que não, mas muita gente deixa para organizar a viagem faltando pouco tempo para embarcar, ou até mesmo começa a pesquisar o que gostaria de fazer já dentro do avião/carro/ônibus!

Quanto tempo antes?

Eu gosto de começar a planejar viagens grandes ou internacionais 1 ano antes e viagens menores (nacionais) 6 meses antes – e dependendo do caso às vezes até as nacionais eu planejo com 1 ano de antecedência.

“Nossa Marina, é muito tempo antes”. Por isso te digo: não é uma REGRA! Mas eu percebi que fazendo isso, eu tenho um bom tempo de antecedência. Quer exemplos?

Vamos supor que você vai viajar para os Estados Unidos. É super importante que você pesquise, por exemplo, quais são as perguntas do formulário de imigração que você precisa preencher antes de entrar no país. E você preenche esse formulário já dentro do avião.

Outro exemplo são as passagens aéreas. Se você deixa para pesquisar muito em cima da hora, pode acabar pegando preços mais altos ou até mesmo correr o risco de ficar SEM a sua passagem, porque demorou demais.

Vantagens de planejar a viagem com antecedência

  • Pode economizar tempo e dinheiro;
  • Você pode fazer a compra da moeda (em caso de viagem internacional) aos poucos e tentar pegar uma média de valores mais altos e mais baixos;
  • Mais tempo para juntar dinheiro para viajar;
  • Você pode pesquisar muito mais coisas e planejar com mais detalhes sua viagem;
  • Dessa forma é possível entender melhor o quanto você precisará guardar de dinheiro;
  • Tempo para resolver burocracias (como passaporte, vistos, etc)
  • Você começa a curtir sua viagem antes mesmo dela começar e consegue aproveitar cada momento sem a preocupação de “putz, será que eu resolvi o documento x?”;
  • Se você é um viajante ansioso como eu, esse planejamento de viagem com antecedência pode ser um processo muito terapêutico.

Não existe um tempo certo para planejar viagem, aquele escrito em pedra. Mas para existir organização e aproveitamento de todos os detalhes das viagens, é preciso antecedência sim.

➡️  Lembre-se: você não precisa já decidir mil coisas 1 ano antes. Esse prazo é para você ter tempo de começar a fazer a pesquisa GERAL, entender o que você quer fazer na cidade, assistir vídeos, ler blogs, perguntar para os amigos e depois começar a verificar tudo o que precisará.

Esse é o tempo que para mim funciona muito. O que fazer depois de planejar uma viagem com antecedência? Planeje as próximas!

OBS: eu sou dessas que planeja várias ao mesmo tempo, a diferença é que a que tem maior foco sempre será a próxima.

✈️  Quer um planejamento de viagem completo com planilhas e guias de frases em inglês para viajantes?

Clica aqui para saber mais.

E você, já começou a planejar seu próximo destino de viagem?

Um beijo

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe uma resposta

Comente pelo Facebook